Atps orçamento público
Nos dias atuais podemos notar o crescente interesse da população em ver o orçamento de suas cidades, a cada dia vemos mais pessoas discutindo, criticando, elogiando e até mesmo dando sugestões do que deveria ou não ser feito com o dinheiro destinado a melhoria do município. Essa ferramenta que é coloca a disposição da população para acompanhar os gastos da prefeitura é sem duvida a forma mais eficaz de fiscalizar o destino que tem o dinheiro pago em taxas, tributos e outras contribuições pagas ao município.
Ainda assim para a grande maioria da população o orçamento que é divulgado continua sendo um grande amontoado de papéis e números que não condizem com a realidade da destinação que tem a receita municipal, ou até mesmo não tem significado nenhum por não entenderem para que serve.
A maior parte da população ao menos tem ciência do que é um orçamento, como é feito e qual sua finalidade. A pesquisa que vamos apresentar a seguir tem como objetivo principal explicar de forma clara e objetiva como são feitos os orçamentos de uma forma geral, e mostrar qual a destinação em valores pretendida para cada área do setor publico.
Para o melhor entendimento do que é o orçamento publico teremos como base a cidade de Diadema, a base de nossa pesquisa será o orçamento divulgado para o ano de 2011, vamos citar e mostrar com alguns detalhes partes da destinação das receitas municipais, da forma mais clara e objetiva possível, visando o entendimento da proposta adota para essa pesquisa.
Apresentação da Cidade
Diadema é um município brasileiro do estado de São Paulo que pertence à Região do Grande ABCD. Distante 17 km do marco zero de São Paulo, localizado na Praça da Sé, Diadema Ocupa uma área de 30, 695 km² o que representa 4,94% de todo o território do ABCD paulista e 0,01% do território estadual. Sua população total é composta por 386 039 habitantes, segundo o IBGE.
A história de Diadema começou no final do século XVII, quando os