URBANIZA O BRASILEIRA
ARQUITETURA E URBANISMO
A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
A DISSOLUÇÃO DA METRÓPOLE
DICIPLINA: ESTUDOS SOCIAIS E ECONOMICOS
PROFESSORA: RENATA SERPA ALUNOS: Alessandra Helena Deborah Cristina
Leidiane de Freitas
Turma : 1B” Arquitetura e Urbanismo- Noturno
CUIABÁ MT-31-03-2015
URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
SANTOS, Milton
A “DISSOLUÇÃO” DA METROPOLE
Introdução
A dissolução é dissolver (separar o que estava unida de alguma forma) a metrópole está presente em toda parte, e no mesmo momento. A definição do lugar é, cada vez mais no período atual, a de um lugar funcional à sociedade como um todo. E, paralelamente, através das metrópoles, todas as localizações tornam-se funcionalmente centrais. Os lugares seriam, mesmo, lugares funcionais da metrópole.
A metrópole detém a centralização do comando do grande capital privado, concentrando a maioria das sedes brasileiras dos mais importantes complexos industriais, comerciais e principalmente financeiros, que controlam as atividades econômicas no país.
Os Quatros Momentos
1. O Brasil urbano era um arquipélago, com ausência de comunicações fáceis entre as metrópoles, estas apenas comandavam uma fração do território, a chamada sua zona de influencia.
2. Esforços pela formação de um mercado único, mas a integração territorial é praticamente, limitada ao Sudeste e ao Sul.
3. Quando se constitui em mercado único nacional.
4. Quando há um ajustamento: primeiro a expansão e depois, a crise desse mercado único, mas segmentos; único diferenciado; um mercado hierarquizado e articulado pelas firmas hegemônicas, nacionais e estrangeiras, que comandam o território com apoio do estado.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a integração do espaço brasileiro e a modernização capitalista ensejam, em primeiro lugar, uma difusão social e geográfica do consumo em suas diversas