tca uniube
ALICE MIRANDA
TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM
NOVA VENÉCIA-ES
2013
Resenha do filme “COMO ESTRELAS NO CÉU TODA CRIANÇA É ESPECIAL”.
O filme conta a história de um menino de nove anos chamado Ishaan Awasthi, que sofre de dislexia, estuda em uma escola normal, repetiu o terceiro período e está correndo o risco de acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com grosseria e falta de sensibilidade.
Quando o pai é chamado na escola para conversar com a diretora, o mesmo decide levar o filho a um internato. O menino fica com menos vontade de aprender e de ser uma criança normal, esse acaba ficando deprimido, sentindo a falta da família e da vida. A filosofia do internato é de “Disciplinar Cavalos Selvagens". De repente aparece um professor substituto de artes, e não era um professor tradicional, não seguia as normas da escola, tendo uma metodologia própria e logo percebe que algo de errado estava acontecendo com aquele garoto. Não demorou em que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua vontade de viver.
Esse filme deve ser visto por todos os educadores para repensarem a sua maneira de ser e o modo como olham para cada criança. Todas são diferentes, e com diferentes necessidades que devem ser tratadas com carinho e dedicação, mas elas são especiais, e ainda mostra uma lição de vida de um garoto que foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e entender as diferenças usando como forma de expressão a arte, incentivando-o e mostrando-o que seu problema pode ser superado e que sua deficiência não o tornava diferente dos outros.
Infelizmente milhares de crianças com deficiência não tem acesso à escola e fica a margem da sociedade, mas por