TCA 3° ETAPA UNIUBE
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM
Claudio Tranquilino Dos Santos
Coromandel-MG
MAIO/2015
CONTINUIDADE E RUPTURA I: O DESENLACE COM O SISTEMA DE DOMINAÇÃO EUROPEU NAS AMÉRICAS
Estudamos nessa disciplina o processo de independência das trezes colônias que deu o surgimento dos Estados Unidos.
As trezes colônias eram colonizadas pela a Inglaterra (século XVII), tirando assim lucros e recursos minerais e vegetais que não possuíam na Europa, o lucro era obtido através dos impostos e taxas que eram cobrados dos próprios colonos norte americanos.
Para colonizar o território americano a Inglaterra se submeteu a dois tipos de colonização: colônia do norte e colônia do sul.
A colônia do norte era conhecida como Nova Inglaterra, nela ocorreu a colonização de povoamento possuindo mão de obra livre, a economia era baseada no comercio, e o que produzia ali era apenas para consumo interno, ou seja, produziam para eles mesmo.
A colônia de sua vai ser o oposto da outra, nela estava localizada as colônias que sofreram a colonização de exploração. Tinha como característica o latifúndio, possuía mão de obra escrava e produziam para a exportar para a metrópole e também para a colônia do norte.
A França vai entrar em confronto com a Inglaterra para tomar posse das terras da America do norte, chamado assim de guerra dos sete anos. Dela a Inglaterra sai vencedora e para arcar com todos os prejuízos que a Inglaterra teve durante a guerra, ela resolver aumentar as taxas e impostos dos colonos que habitavam principalmente a colônia do norte, criam leis que vai tirar a liberdade dos norte americanos sendo elas: Lei do chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa), Lei do Açúcar (os colonos passa então a ser obrigados a comprar apenas o açúcar vindo das Antilhas), Lei do Selo (todo produto que circulava na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses).