TCA ETAPA III Uniube
Ao assistirmos ao filme “Como Estrelas na Terra: Toda Criança é Especial” vemos a história de um garoto indiano com dislexia. Ishaan é de uma família comum da Índia e tem um irmão mais velho que é um aluno exemplar. A comparação entre os dois ocorre com muita frequência no ambiente doméstico, prática que deveria ser evitada. Em contrapartida, os pais de Ishaan recebem apenas reclamações dele, provenientes da escola, dos professores e dos vizinhos que convivem com a criança.
Diante do risco da reprovação por mais um ano, os pais de Ishaan o enviam para um colégio interno e a criança vive momentos de intenso sofrimento. É exatamente nessa escola que a vida de Ishaan vai mudar por meio das observações e intervenções de um professor de artes.
O professor percebe o isolamento em que o pequeno Ishaan vive e conclui que o menino apresenta um transtorno de aprendizagem. Em contrapartida, a criança apresenta altas habilidades na área da pintura. Assim, o professor passa a ajudá-lo intensamente e os primeiros resultados começam a aparecer, pois Ishaan começa a apresentar melhoras na aprendizagem.
Já no final do filme, o garoto participa de um campeonato de artes e sai vitorioso, de certa forma, mostrando a recompensa do esforço interventivo na educação dessa criança.
Trata-se de um filme bastante forte, pois evidencia as dificuldades encontradas por professores e escolas para desenvolver um trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais dentro da sala de aula, tendo em vista que esses alunos apresentam diferentes ritmos de aprendizagem.
Por outro lado, comparativamente, Scussel (2010) possui um capítulo publicado em livro sobre Desenvolvimento Infantil onde aborda a questão da importância de uma educação escolar para todos, ou seja, a importância e obrigação que a escola possui de oferecer a todos os seus alunos com ou sem necessidades educacionais especiais aprendizagem condizente, além de possibilitar a ampliação de