RELATORIO TIOSSULFATO
Centro de Ciências Sociais e Educação
Licenciatura Plena em Ciências Naturais
ESTUDO DA CINÉTICA DA DECOMPOSIÇÃO DO ÍON TIOSSULFATO
Fernando Costa Galvão
Lana Raissa Maciel do Nascimento
Prisna Jamile Leder
Suelanne Oliveira
Belém – PA
2015
Resumo
A referente prática experimental é baseada nos conceitos de cinética química, com objetivo de analisar a cinética da reação entre o ácido clorídrico e o íon tiossulfato, podendo assim, analisar o comportamento da velocidade de reação, de acordo com a variação da concentração dos reagentes.
Introdução
As reações químicas é um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos também denominados de produtos da reação, sendo assim, a cinética química é o ramo da ciência que estuda a velocidade em que essas reações ocorrem e os fatores que nela influenciam.
Entre os fatores que afetam a velocidade de uma reação química estão à temperatura, pressão, e a composição do sistema, as propriedades do catalisador se estiver presente, e os parâmetros que controlam os vários processos de transporte físicos tais como, as condições do fluxo, o grau de mistura e os parâmetros envolvidos na transferência de calor e massa. A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou a rapidez com que os produtos são formados. A cinética das reações químicas é determinada através das chamadas das chamadas leis da velocidade, E apesar dos diversos fatores que influenciam diretamente na velocidade de uma reação, iremos trabalhar a partir do efeito da concentração dos reagentes e produtos na velocidade da reação química. A lei de velocidade de uma reação química é uma equação que relaciona a velocidade de uma reação com a concentração dos reagentes elevada a um determinado expoente. Em cinética, tais equações são classificadas de acordo com a ordem de reação, nas quais temos as de primeira e segunda ordem.