Urbanismo
O Urbanismo é um campo do conhecimento que têm como objetivo criar condições satisfatórias e ordenadas de vida nos centros urbanos, de acordo com as necessidades humanas, como: meios de locomoção, moradias, lazer, criação de áreas verdes, dentre outras.
O termo surgiu no final do século XIX, quando a revolução industrial levou as cidades á ficarem saturadas e insalubres. Essa desordem fez surgir demandas de intervenções nos meios urbanos de forma a tentar reestruturá-los com aplicações de técnicas e conhecimentos arquitetônicos e da engenharia, o que resultou no surgimento do campo de estudo do Urbanismo. (Sociedade Brasileira de Urbanismo).
É a área responsável não apenas pelo físico, estético ou funcionalidade de determinada região, mas também pela qualidade de vida das pessoas que a habitarão. Urbanista é considerado aquele que planeja a cidade antes ou depois de já construída.
PLANO DIRETOR
É o principal instrumento de desenvolvimento de um Município, responsável por todas as ações tomadas sobre este. Seu objetivo é estabelecer condições que atendam a necessidades de toda a população, proporcionem o desenvolvimento social e das atividades urbanísticas. A seguir algumas das definições de plano diretor:
[Plano diretor é] Instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados. (ABNT, 1991)
Seria um plano que, a partir de um diagnóstico científico da realidade física, social, econômica, política e administrativa da cidade, do município e de sua região, apresentaria um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano, das redes de infraestrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana, para a cidade e para o município, propostas estas definidas para curto, médio e longo prazos, e aprovadas por lei municipal. (VILLAÇA, 1999, p. 238)