urbanismo
São áreas com distinções culturais e sociais cujas fronteiras espaciais ficam inteiramente dentro dos limites de um outro território. Pode ser simultaneamente um exclave caso seja um território legal ou politicamente ligado a outro território ao qual não está fisicamente contíguo.
Quais os tipos de enclaves urbanos
Enclaves produzidos: São áreas cuja a finalidade é separar ou selecionar uma parcela da população que é beneficiada pelo desenvolvimento econômico.
Enclaves induzidos: Origina-se, pelo crescimento concentrado da economia e do poder político em áreas periféricas onde não dispõem de infraestrutura, educação, saúde, transporte público e segurança, com isso eles são isolados da centralidade, ou seja, menos favorecidos.
é que a rede heterogênea de cidades que controla a economia global requer uma distribuição territorial homogênea e semelhante de equipamentos e de elementos simbólicos para que ela possa funcionar eficientemente. Em outras palavras, nos enclaves globais, valoriza-se mais a relação entre eles do que a relação com o tecido urbano em que eles se inserem. A contextualização urbana e ambiental cede lugar à reprodução de tipologias urbanas e arquitetônicas que respondem às necessidades de comando da economia global.
Os condomínios fechados, de acordo com Choay (2003), são exemplo de um modelo racionalista-progressista, e ao mesmo tempo culturalista, primeiro porque têm como escopo a criação de um ambiente urbano dissociado dos elementos da cidade e da vida real, posto que são totalitários e visam à eficiência, sendo o espaço planejado para um homem ideal, visando o cumprimento de suas funções básicas.
Quais as consequências ocasionadas
De forma geral, no Brasil, um forte motivo para a propagação de condomínios fechados, não é outro senão a disposição para o medo e a obsessão pela segurança aliados à sobrevalorização do indivíduo, ou seja, à sua fragilidade e vulnerabilidade.
Os