Urbanismo Versus Planejamento Urbano Final
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
OFICINA V
GILBERT SANTOS , HAIANA ALMEIDA, JULIANACOSTA,RODRIGO COSTA
RESENHA CRÍTICA
SALVADOR
2015
''Urbanismo versus Planejamento Urbano'' ( João F. Rovati), consiste em um artigo que estuda como as diferenças entre esses dois termos que a princípio para uns parece se tratar das mesmas áreas de profissão e conhecimento e para outros não há nenhuma relação, são expressos e trabalhados na pós-graduação brasileira, lugar onde os conceitos são objetos de estudo.
No começo do artigo o autor mostra uma hipótese e um certo receio de que essas diferenças e confusões no uso do termo possa ofuscar a existência de campos epistêmicos (conhecimento) distintos. Sendo que um campo tem mais caráter disciplinar, decisões relacionadas a concepção arquitetural, reivindicando uma competência para projeto. O outro campo envolve vários universos disciplinares, decisões relacionadas à elaboração e gestão de planos, programas e projetos, não focando necessariamente na natureza arquitetônica, reivindicando uma competência para o planejamento e gestão. Mas o autor também coloca que embora esses campos tenham naturezas epistemológicas diferentes (o que se deve deixar claro e muitas vezes não é) os agentes e instituições podem transitar por esses campos que de uma certa forma são próximos e se completam.
Para o estudo foram analisados cadernos indicadores que são as ''proposta dos programas'' de pós-graduação tanto das áreas em Arquitetura e urbanismo (AU) quanto de Planejamento urbano e Regional/ Demografia (PUR). Durante a pesquisa a primeira analise feita foi que no universo AU está mais presente em universidades públicas sendo a maioria no sudeste, enquanto o universo PUR, está mais presente nas particulares e pouco na região sudeste.
Em seguida para uma base da pesquisa foi feita um estudo de frequência do emprego de algumas palavras