Estudo De Caso LG
Gustavo Martini - 8926974
Estudo de caso: Estilo coreano de administração da LG (Lucky-Goldstar)
1) Inicialmente, Howthorner realizou um experimento cujo objetivo era relacionar a intensidade da iluminação no interior da fábrica com a eficiência na produtividade dos operários. Ele acabou descobrindo que o rendimento dos funcionários aumentava também com outros fatores os quais o estilo gerencial coreano faz uso. Entre eles estão : boa interação entre os integrantes do grupo empresarial, uso da coordenação ao invés da coerção pelo líder, presença de um ambiente amistoso, estímulo a satisfação no trabalho , entre outros fatores.
2) A teoria X pressupõe que o indivíduo é preguiçoso e resistente a mudanças, dessa forma o modelo administrativo deve ser baseado em benefícios econômicos como forma de incentivo e punição. A partir disso e analisando o caso, observamos que os funcionários das fabricas norte-americanas se aproximam mais dessa teoria já que encaram o trabalho como um “mal necessário”. Por outro lado, a teoria Y assume que o trabalhador motiva-se pela possibilidade de ascensão na empresa e participação nas decisões, ou seja, um modelo inovador e humanista. Assim os funcionários das empresas coreanas se enquadram nessa teoria, pois aceitam o trabalho como “algo natural”
3) Segundo Maslow, as necessidades humanas são organizadas em níveis hierárquicos de acordo com o seu nível de importância. Nas empresas coreanas , a filosofia inhawa visa suprir essas necessidades que os funcionários tem , com o objetivo motiva-los a aumentar a produção e atender as demandas da organização. Através dessa filosofia as empresas coreanas conseguem suprir principalmente as sociais, estima e autorrealização.
4) Avaliando o caso descrito, notamos que o clima organizacional nas fabricas coreanas, especificamente na LG, é excelente. Os funcionários são tratados como uma “família” e dessa forma, eles se comprometem com o sucesso da empresa. A