UPS Estatico
Sumário
1. Introdução.
No ano de 1906 o Dr. Lee de Forest criou a primeira válvula termoiônica. Esse componente recebeu o nome de válvula triodo. Com o aperfeiçoamento das válvulas termoionicas no decorrer dos anos, em 1913 foi produzido o primeiro oscilador baseado nessa tecnologia. Esse circuito foi importante para a construção dos primeiros sistemas de no-breaks eletroeletrônicos. O No-break era composto de um circuito retificador, um inversor e o acumulador de energia (baterias). Esse conjunto de componentes configurou o primeiro modelo de sistema no-break estático, utilizado ate os dias atuais.
2- Evoluções dos sistemas de No-Breaks estáticos.
Com a descoberta do transistor no ano de 1948, pelos cientistas John Bardeen, Walter Brattain e Willian Shockley, foram obtidos grandes avanços tecnológicos. Um ano após a descoberta do transistor, Willian Shockley inventou o transistor de junção.
A partir de novas descobertas, foi produzido o primeiro no-break estático com a utilização de transistores e diodos semicondutores em seus circuitos eletrônicos.
No inicio esses no-breaks eram construídos com circuitos eletrônicos híbridos. Em um mesmo equipamento haviam válvulas e transistores em conjunto. A substituição total das válvulas por transistores não foi possível devido a algumas restrições técnicas em relação aos transistores.
A construção do no-break estático totalmente transistorizado foi possível após a descoberta do tiristor PNPN inventado em 1956 pela Bell Telephone, definido como tiristor, ou Silicom Controlled Rectifier, ou, simplesmente tiristor SCR.
Com os novos avanços científicos e as novas técnicas de fabricação, foi possível o desenvolvimento de semicondutores capazes de trabalhar com correntes e freqüências elevadas. 3- Composição do circuito.
Os sistemas de no-breaks estáticos são compostos pelo circuito retificador, circuito inversor, a chave estática e banco de baterias.
3.1- O Retificador.
O