TORQUE
Eletrônica e Instrumentação – Engenharia de Produção 8º Semestre
Junho/2013
História
O conceito de torque, também chamado de momento, originou-se com os estudos de Arquimedes sobre alavancas. Os análogos de rotação da força, da massa e da aceleração são torque, momento de inércia e a aceleração angular, respectivamente.
Torque é uma força que tende a rodar ou virar objetos. (2ª Lei de Newton)
As unidades inglesas de medida de torque são libra-polegada ou libra-pé; a unidade SI é Newton-metro.
Observe que as unidades de torque têm dois componentes: força e distância.
Torque Dinâmico : É o valor pico de Torque medido em tempo real em apertadeira (elétricaeletrônica) com controle de torque durante a operação de aperto. Os valores de torque obtidos são registrados eletronicamente na apertadeira. Desta forma, o Torque Dinâmico não poderá ser checado após sua aplicação (apenas monitorado). Quando empregado em apertadeira sem controle de torque, é conhecido como o ‘Torque de “Set-Up” da apertadeira.
Torque Estático : É o valor de Torque medido em apertadeira sem controle de torque. O “set-up” da apertadeira corresponde ao valor do Torque Dinâmico, e na sua ausência, geralmente, ao valor médio do Torque Estático. O
Torque Estático também é aplicado como ‘Torque de Verificação” quando da auditagem de Torques. Neste caso corresponde ao Torque de Aperto requerido para iniciar a quebra de uma fixação já efetuada. Outra denominação para o Torque Estático é “Torque Residual”.
Torque Falso: É quando o equipamento aplica um torque especificado, sem gerar a respectiva
Força Tensora. Isto normalmente acontece quando há um fator agravante, como por exemplo, rosca extremamente deformada, na qual pode ocorrer um pico de Torque (nominal). Caso ocorra nos primórdios do aperto, quando não há um assentamento perfeito, esta condição pode ser perceptível visualmente. Caso ocorra na