CARTEL
Módulo: 2
Atividade: A formação de um cartel
Título: Organização do Mercado
Aluno: Aline Cristina Maria
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: ADM-09
Introdução
Este trabalho tem por objetivo apresentar a formação de Cartéis e suas conseqüências ao mercado econômico, aos concorrentes e aos consumidores.
A pesquisa demonstra como a formação de cartéis é prejudicial à livre concorrência, pois compromete o consumidor e a economia do país. Isso acontece porque, onde deveria ocorrer uma livre concorrência, firmam-se acordos de interesses próprios que afetam a eficiência do mercado.
Principais características do cartel
Cartel é um acordo entre concorrentes que combinam preços ou fixam cotas de produção com um único objetivo; ter ganhos econômicos. Isso significa lucros para os empresários e prejuízos para os consumidores. A prática de cartéis também interfere na inovação, impedindo que os concorrentes lancem sobre o mercado, novos e melhores produtos.
Um modelo recente de possível formação de cartel é a combinação de preços entre empresas que participaram de licitações para obras, fornecimento de carros e manutenção de trens e metrôs de São Paulo que esta sendo investigada pelo CADE. Sua formação se dá a definições prévias das empresas participantes e as conseqüentes vencedoras das licitações; a divisão de processos licitatórios entre os concorrentes; a combinação de valores a serem apresentados pelos concorrentes e as negociações sobre desistências em troca de subcontratação. Em Setembro de 2013, após assumir a presidência do metrô de São Paulo Luiz Antonio Carvalho Pacheco, admitiu a existência de cartel nas licitações.
A fiscalização teve inicio após um acordo de leniência (acordo que isenta a empresa de multas em caso de denuncia) com a Siemens que permitiu que a empresa denunciasse a existência de fraudes nas licitações, porem qualquer pessoa que se sinta lesada por um cartel, pode procurar as autoridades