Ununséptio
Elemento transurânico, provavelmente um sólido de coloração escura. é um átomo superpesado com massa atômica prevista de [291] u, altamente instável.
Uma equipe internacional de cientistas da Rússia e dos Estados Unidos descobriu o elemento de número atômico 117 em abril de 2010.
A equipe o encontrou medindo padrões de decaimento observados depois que um alvo de berquélio radioativo foi bombardeado com íons de cálcio, no ciclotron JINR (Joint Institute Nuclear Research), em Dubna, na Rússia. O experimento produziu seis átomos do elemento 117 depois de bombardearem o alvo continuamente por 150 dias. Para cada átomo, observava-se o decaimento alfa do elemento 117 para 115, depois para 113, e assim por diante, até que seu núcleo passasse por uma fissão, dividindo-se em dois elementos mais leves.
A descoberta contou com a participação de cientistas do Joint Institute of Nuclear Research (Dubna, Rússia), Research Institute for Advanced Reactors (Dimitrovgrad, Rússia), Lawrence Livermore National Laboratory, Oak Ridge National Laboratory, Universidade Vanderbilt e Universidade de Nevada, nos Estados Unidos.
Ele era o último elemento que faltava na linha sete da tabela e é um elemento preparado sinteticamente.
O nome provisório "ununseptium" é dado segundo os critérios de nomenclatura da IUPAC.
Ate agora foram produzidos 6 átomos ununséptio, cinco Uus-293 e apenas um de Uus-294, eles foram produzidos em aceleradores de partículas utilizando íons de cálcio de forma similar a produção do ununquádio, e a reação de fusão nuclear é representada pelas seguintes equações:
Uus-293
\ {}^{249}\mathrm{Bk} + {}^{48}\mathrm{Ca} = {}^{293}\mathrm{Uus} + 4n
Uus-294
\