Gases Halogênios
Halogênios
&
Gases Nobres
1 Ano-Ensino Médio
Colégio Moderno
Halogênios-
Flúor: O flúor é o halogênio mais abundante da crosta terrestre. O flúor é um gás corrosivo de coloração amarelo-pálido, fortemente oxidante. É o elemento mais eletronegativo e o mais reativo dos ametais e forma compostos com praticamente todos os demais elementos, incluindo os gases nobres xenônio e radônio. É usado por Dentistas na área de Odontologia.
Cloro:
Na natureza não é encontrado em estado puro, já que reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos, sendo encontrado formando parte de cloretos e cloratos, na forma de cloreto de sódio nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar. O cloro é empregado para potabilizar a água de consumo dissolvendo-o nela. Também é usado como oxidante, branqueador e desinfetante. É gasoso e muito tóxico (neurotóxico) , foi usado como gás de guerra na Primeira e na Segunda Guerra Mundial.
Bromo: O bromo é um dos cinco elementos da tabela periódica que se encontram em estado líquido à temperatura ambiente, sendo o único não metálico: os outros são mercúrio, gálio, césio e frâncio. O líquido é avermelhado, instável, denso e volátil. Evapora facilmente a temperaturas e pressões padrões. É usado em composições para constituir sedativos na área de Medicina.
Iodo:
É um não metal, do grupo dos halogênios. É o menos reativo e o menos eletronegativo de todos os elementos do seu grupo. É um oligoelemento, empregado principalmente na medicina, fotografia e como corante. O iodo é um sólido negro e lustroso, com brilho metálico, que sublima em condições normais formando um gás de coloração violeta e odor irritante. Igual aos demais halogênios forma um grande número de compostos com outros elementos e apresenta certas características metálicas.
Ástato:
À temperatura ambiente, o astato encontra-se no estado sólido. Atualmente foram