Ponte de espaguete
O presente trabalho tem como objeto aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula, de forma prática por meio da confecção de uma ponte de espaguete, de no máximo 750g entre espaguete e colas utilizadas, de no máximo 1,10 m de comprimento de no máximo 50 cm de altura e a largura de no mínimo 5 cm e no máximo 20 cm. A ponte foi calculada para 170 kgf, com 10 cm de largura e aproximadamente 1,02 m de comprimento, utilizada 12 barras de tração e 7 barras de compressão. Para a confecção da mesma foram usados métodos aprendidos em aula e recursos de softwares de análises estruturais.
Materiais Utilizados
- Espaguete – marca barilla nº 7
- Adesivo Epóxi Cola Tipo Epóxi - Araldite
- Cola epóxi – Marca Durepox
- Cola quente – Marca Tramontina
Procedimentos
Para a confecção foram utilizados softwares direcionados ao cálculo estrutural no caso “Ftoll” e “Analysis” que são programas que se destinam ao ensino do comportamento de estruturas planas carregadas no próprio plano, é uma ferramenta simples, que une em uma única interface recursos para uma eficiente criação e manipulação do modelo (pré-processamento); onde ambos possuem uma analise da estrutura rápida e transparente.
Foi realizado o cálculo das reações e dos esforços através do método dos nós, foi criado também planilha no Excel onde foi estipulado um valor para a carga de ruptura no nosso caso de 170 kgf, e através da planilha por meio de formulas chegou-se ao valor dos esforços, número de fios por barra, barras tracionadas, barras de compressão, peso de cada barra, quantidade em gramas para cada nó, até se obter o peso total da barra, que nos cálculos seria de 745,92 kg.
Após estes procedimentos será iniciada a confecção da ponte, que está em andamento, será cortada todas as barras nos tamanhos certos, depois serão unidas as barras com seu numero de fios correspondente com a utilização da Araldite, após secar bem, serão unidas barra com barra