Halogênios e Haletos (Breve resumo)
A série química dos halogênios é o grupo 17 (7A) da tabela periódica dos elementos, formado pelos seguintes elementos: flúor, cloro, bromo, iodo, astato e Ununséptio (este último, radioativo e pouco comum). Esse grupo, juntamente com o grupo 18 (8A), dos gases nobres, são as únicas famílias formadas unicamente por não-metais. A palavra provém do grego e significa formador de sais. Eles são elementos representativos.
Na forma natural são encontrados como moléculas diatômicas, X2.
Muitos compostos orgânicos sintéticos e alguns naturais contém halogênios. Estes compostos são denominados compostos halogenados.
Possuem uma eletronegatividade ≥ 2,5 segundo a escala de Pauling, sendo o flúor o de maior eletronegatividade (4,0) São altamente oxidantes (decrescendo esta propriedade, no grupo, de cima para baixo), por isso reagem espontaneamente com os metais, não-metais, substâncias redutoras e até com os gases nobres.
O flúor e o cloro são gasosos, o bromo é líquido, o iodo e o astato são sólidos.
Haletos
Os haletos ou halogenetos (derivam do nome grego halos - sal) são moléculas diatómicas dos elementos do grupo 17 da tabela periódica, ou seja dos halogéneos (flúor (F),cloro (Cl), bromo (Br), iodo (I) e Astato (At) em estado de oxidação -1.
Podem ser formados diretamente desde os elementos ou a partir do ácido HX (onde X = F, Cl, Br, I) correspondente com uma base.
A reação de formação de um haleto orgânico é chamada halogenação. Em compostos saturados, a halogenação ocorre na reação de substituição de um hidrocarboneto com a substância simples do halogênio:
R-H + X2 → R-X + HX
Por exemplo, na formação do clorometano a partir do metano e do gás cloro (Cl2):
CH4 + Cl2 → CH3Cl + HCl
Curiosidades:
O flúor é usado em produtos de higiene bucal e no tratamento de água potável.
O iodo é adicionado ao sal de cozinha na forma de Iodato de Potássio ou de Sódio porque sua falta no organismo pode causar uma doença chamada bócio.
O Bromo é usado como