Untitled 1
Os vasos gregos clássicos eram categorizados por suas formas. Eles eram feitos principalmente de barro, que era abundante na Grécia Antiga. Muitos vasos foram identificados e nomeados por estudiosos e arqueólogos dos séculos XVIII e XIX. Agora os estudiosos modernos estão descobrindo alguns dos nomes realmente usados para diferentes vasos na Grécia Antiga, embora os nomes dados nos séculos XVIII e XIX ainda sejam utilizados para fins de classificação.
A pintura Grega encontra-se na Arte cerâmica. Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma mas pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, eram usados para armazenar água, vinho, azeite, mantimentos. E cada vaso tinha uma forma própria para o produto a que se destinava.
- ÂNFORA- vasilha em forma de coração, com o gargalo largo ornado com duas asas;
-HIDRA- (derivado de Ydor(água)- tinha 3 asas: uma para segurar e outras para levantar o vaso;
-CRATERA- tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar a água com o vinho( os gregos não bebiam vinho puro).
As pinturas dos vasos representavam as pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega. A pintura nesses vasos se dividem em 3 grupos:
1-figuras negras sobre fundo vermelho
2-figuras vermelhas sobre fundo negro
3-figuras vermelhas sobre fundo branco;
A pintura na Grécia surgiu como um elemento de ornamentação na arquitetura, porém ela encontrou também uma forma de realização na arte em cerâmica. Os vasos gregos são conhecidos não somente pelo equilíbrio da forma, mas também pela harmonia entre desenho, cores e espaço utilizado para decoração. Essas pinturas geralmente mostravam pessoas em atividades cotidianas e retratavam também cenas da mitologia grega. Em princípio o artista pintava em negro o