trabalho sociologia
INTRODUÇÃO
Incluir quer dizer fazer parte, enserir, introduzir. Assim, a inclusão social de deficientes significa fazer com que os deficientes sejam participantes da vida ao todo, com mesmos direitos de uma pessoa que não é deficiente.
- Por que esse grupo é considerado "minoria social"?
R: Segundo a medicina, uma perssoa normal é aquela que não possui uma certa indisposição que a impossibilita de cumprir tal atividade. No Brasil, apenas 14,5% da população possui deficiência, e o restante 85,5% sendo considerado normal, assim devido a diferença. Esse grupo é considerado "minoria social", de acordo com o número de deficientes inclusos no meio social, na politica e em outros cargos. A sociedade possui um padrão estabelecido por sua formação cultural. É considerado normal tudo aquilo que esteja conforme uma regra.
- Quais as justificativas históricas e dociais que explicam a estigmação vivida por esse grupo?
R:
- Existem políticas públicas voltadas especificamente para esse grupo? Se sim, quais são algumas?
R: Sim, as pessoas com deficiência foram autoras e protagonistas na criação de políticas em prol a defesa dos interesses dese grupo. Apesar de muitas barreiras e entraves instituicionais, o movimento conseguiu ampliar no seu espaço no cenário político nacional. Uma das principais políticas públicas voltadas a este público é o Programa Nacional à Atenção da Pessoa com Deficiência. Outro importante avanço nessa área é o plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, que foi lançado em novembro de 2011 (Decreto N° 7.612) pela Presidência da República.
- Existe algum movimento social vinculado a esse grupo? Se sim, qual? O que ele reivindica?
R:
- Há algum exemplo de situação vivida por representantes desse grupo que vocês desejam compartilhar?
R: