Untitled 1
O federalismo dual é caracterizado por uma rígida separação de competências entre o ente central e os entes regionais .No Federalismo Dual, , o poder é rigidamente dividido entre a União (que cuida de assuntos de âmbito nacional) e estados (que cuidam de assuntos de âmbito regional e local). com muita autonomia, logo, os recursos que os Estados têm são aqueles que eles mesmos arrecadam, a União interfere pouco. Tornando assim a federação descentralizada
No federalismo cooperativo não há uma separação rígida de competências entre os entes federados, justamente para promover aproximação, cooperação entre a união e os estados-membros.
No caso do Federalismo cooperativo, há uma integração maior entre estados e União, o que quer dizer que não existe uma independência tão à vista como na Dual.
Sempre em que havendo equilibrio entre as duas forças, qual seja, entre o Estado Federal e os estados federados, ocorrerar o federalismo de cooperação.
Resumo: O presente trabalho visa apresentar um apanhado geral acerca do conceito de federalismo, abordando sua origem e principalmente seu surgimento em nosso país. Ainda, se objetiva tratar da aplicabilidade do federalismo no certame brasileiro atual no que tange sua eficiência, tecendo comparativos entre estados federados[1].
Palavras-chave: Federalismo. Origem do Federalismo no Brasil. Aplicação do Federalismo.
Abstract: This paper aims to present a general overview of the concept of federalism, approaching its origin and specially its appearance in our country. It is also intended to address the applicability of