União do vegetal
União do Vegetal
O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é uma sociedade religiosa fundada a 22 de Julho de 1961 por José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, com o objetivo de promover a paz e “trabalhar pela evolução do ser humano no sentido do seu desenvolvimento espiritual”, conforme consta em seu regimento interno. O Centro conta hoje com mais de 15 mil sócios, distribuídos em 160 unidades, no Brasil e no exterior.
A União do Vegetal é, antes de tudo, a união de duas plantas da Floresta Amazônica: o Mariri (Banisteriopsis caapi) e a Chacrona (Psicotria viridis) que compõem um chá misterioso denominado "Oaska", utilizado exclusivamente em rituais religiosos. E é, além disso, o nome da Ordem Religiosa milenar que o distribui, a qual é também conhecida pelos seus adeptos como a Irmandade da Rosa.
Em suas sessões, os associados bebem o chá Oasca, ou ayahuasca, como também é conhecido, para efeito de concentração mental. O uso da Oasca em rituais religiosos foi regulamentado em 25 de janeiro de 2010 pelo CONAD, o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas, do Governo Federal. Essa regulamentação estabelece normas legais para as instituições religiosas que fazem uso responsável do chá.
Além da atividade religosa, a UDV desenvolve também um trabalho de beneficência social. O Governo Federal concedeu ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal o título de Entidade de Utilidade Pública, no Diário Oficial da União nº 139, do dia 22 de julho de 1999.
Fundamentos e administração
A União do Vegetal tem como Sede Geral a cidade de Brasília, Distrito Federal, e está presente em todos os Estados, em mais de cem municípios. No Exterior, o Centro está também em países como Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Suíça e Portugal. Seus sócios são oriundos de todas as classes sociais.
O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é dividido em núcleos e pré-núcleos, sendo dirigidos pelo mestre em representação, e constituem-se de número