universitario
Alex Bernardes
Antª Normesina
Danielle Venâncio
Josias Ferreira
Luis Santos
Mailsom Lopes
Raquel Cota de Freitas
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO PARA O OPERADOR JURIDICO
Picos - PI 2014
I- PERSONALIDADE E COMUNICAÇÃO:
DA TEORIA BÁSICA A ATUAÇÃO DO OPERADOR JURIDICO
Trabalho Apresentado ao Curso de Direito ao Instituto Raimundo Sá/R.SÁ de Picos Píaui, como requisito parcial de nota, para a disciplina Português Jurídico.
Prof(a): Marinalva Neiva Morais
Picos - PI 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
“No mundo jurídico, o ato comunicativo deve se prevenir contra o problema da diversidade linguística. O Direito é uma ciência que disciplina a conduta das pessoas, portanto, o comportamento exterior e objetivo, é o que faz por meio de uma linguagem prescritiva e descritiva”. Podemos dizer que comunicar-se significa transmitir e receber mensagens, através de um conjunto de elementos capazes de imprimir conetivos a um grupo de pessoas, em determinado tempo ou espaço. É importante destacar o poder que possui a troca de idéias, sua atuação nos processos de comunicação; ao mesmo instante que este proporciona um forte elo as relações humanas.
A comunicação estabelece uma reflexão ao individuo, no momento em que observa, a se mesmo com o intuito de perceber-se como um ser sujeito a emitir atrocidades lingüísticas quando se utilizando deste veiculo inerente a nossa convivência no cotidiano. É imprescindível destacarmos a função que este canal exerce em nós, independente da profissão que atuamos condição, sexo ou idade. Faz-se necessário lançar mão de técnicas de comunicação no âmbito da profissão em exercício a fim de compreendermos a subjetividade e a dinamicidade das