Universitaria
Análise técnico-pedagógica dos exercícios Avião e Rolamento para frente.
O Avião é um exercício em que o executante se encontra em equilíbrio estático sobre um dos pés, com o tronco projetado à frente da perna de apoio e a outra perna estendida para trás, no mínimo, paralela ao solo. Assim, o equilíbrio estático é a qualidade física fundamental a ser trabalhada, na perspectiva de aprimoramento do equilíbrio geral do indivíduo, também sendo desenvolvida a força geral, favorecendo uma melhor postura corporal aos praticantes.
O Rolamento para Frente é uma das mais simples tarefas acrobáticas, portanto deve ser uma das primeiras a serem ensinadas na Ginástica Artística. Essa simplicidade vem da expressão de um dos gestos naturais do homem, apresentado como a primeira expressão de deslocamento do ser humano – rolar lateralmente no berço, ainda bebê.
Na realização do Rolamento Para frente, segundo Santos (no prelo), o executante deve partir da posição de pé, com as pernas unidas, desequilibrar suavemente o corpo para frente, flexionar ligeiramente os joelhos, fazendo um pequeno impulso para frente estendendo as pernas. A partir deste pequeno desequilíbrio, apoiar as mãos no solo, ligeiramente distantes dos pés e, impulsionando um pouco mais, rolar sobre as costas, com os joelhos estendidos, grupando antes de ficar de pé.
Além das qualidades físicas envolvidas na execução da tarefa, é importante ressaltar a importância da sociabilização dos alunos, além dos conceitos inerentes ao bem-viver em sociedade.
Entende-se por qualidades físicas, ou valências físicas, como sendo as qualidades biológicas que fundamentam os movimentos nos animais, desenvolvidas e aperfeiçoadas com o treinamento físico. Essas qualidades, segundo Tubino (1979), são: Força, Resistência, Flexibilidade, Velocidade, Equilíbrio, Coordenação, Descontração, Agilidade e Ritmo.
Entende-se por sociabilização a possibilidade de bem conviver em