universidade na idade média
BOLONHA E PARIS FORAM AS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES DA EUROPA.
UNIVERSIDADE DE BOLONHA:
A UNIVERSIDADE DE BOLONHA É A MAIS ANTIGA, DATADA DE 1088, CARACTERIZADA COMO UNIVERSIDADE DOS ESTUDANTES POR SUA ORGANIZAÇÃO COMO NAÇÕES.
EM BOLONHA, O SISTEMA DE ENSINO DE ESTUDOS GERAIS SEGUE MOLDES PARA ATENDER ANSEIOS MUNICIPAIS, CARENTE DE JURISTAS E DE ADMINISTRADORES. SUA ESTRUTURA EMINENTEMENTE ESTUDANTIL DOMINAVA A CORPORAÇÃO DOS MESTRES, DETERMINANDO O SALÁRIO, OS MÉTODOS DE ENSINO E ATÉ AS EXIGÊNCIAS PARA A COLACÃO DE TÍTULO. COBRAVAM MULTAS DOS MESTRES FALTOSOS OU QUE NÃO TINHAM SUFICIENTE COMPETÊNCIA E OS REINCIDENTES PODIAM SER ATÉ EXPULSOS.
UNIVERSIDADE DE PARIS:
A UNIVERSIDADE DE PARIS, A MAIS IMPORTANTE, CRIADA NO SÉCULO XII, SERVIU DE MODELO PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES, OFICIALIZADA EM 1200, IMPLANTADA DENTRO DE ESTABELECIMENTOS RELIGIOSOS, IGREJASA OU MOSTEIROS, SEND SUBMETIDA AOS REGULAMENTOS E DISCIPLINAS DA IGREJA.
A UNIVERSIDADE DE PARIS CRESCE ESTIMULADA PELA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA E PELA PRESENÇA DA ADMINISTRAÇÃO REAL. A CORPORAÇÃO, DENOMINAÇÃO QUE ERA AUTORGADA À UNIVERSIDADE, SE FORMA EM 1150, NO SÉCULO XII, E ADQUIRE O TÍTULO DE ESTUDOS GERAIS, ONDE A TEOLOGIA É A MAIS IMPORTANTE DE TODAS. JÁ NO SÉCULO XII ESTÁ CONSOLIDADA, FORMANDO A CORPORAÇÃO DOS MESTRES PARISIENSES(1262) OU UNIVERSITAS MAGISTRORUM ET SCHOLARIUM, FORMADA DE ALUNOS E PROFESSORES, MAS OS MESTRES PREDOMINAVAM. ESTE LOCAL DE ESTUDOS RECEBE ALUNOS DE TODAS AS NAÇÕES TENDO ENTÃO O RECONHECIMENTO OFICIAL DA MAIS ALTA AUTORIDADE CIVIL, O PAPA, NORMALMENTE POR MEIO DE UMA BULA.
. AS INSTITUIÇÕES QUE POSSUÍAM AS QUATRO FACULDADES: ARTES, TEOLOGIA, DECRETOS E MEDICINA, RECEBIAM A DENOMINAÇÃO DE STUDIUM GENERALE. ERA CONSENSO QUE NESTA ÉPOCA,”A UNIVERSIDADE ERA UMA ESCOLA DE FUNDAÇÃO PONTIFÍCIA(E, MAIS TARDE IMPERIAL) CUJOS MEMBROS, ORGANIZADOS EM CORPORAÇÕES OU NÃO, GOZAVAM DE CERTOS PRIVILÉGIOS DE CARÁTER UNIVERSAL(LICENTIA UBIQUE