Trabalho Bombas
Tratamentos térmicos para aços e ligas de alumínio
Disciplina de Fratura e Fadiga dos materiais
Orientador Alessandro Nogueira
7° Sem. Engenharia Mecânica
Alunos:
Everton de Rezende
Mauricio Medeiros
Moisés Fonseca
Sorocaba-SP
2014
Sumário
O que é aço?
É uma liga ferrosa passível de deformação plástica que, em geral, apresenta teor de carbono entre 0,008% e 2,0% na sua forma combinada e, ou, dissolvida e que pode conter elementos de liga adicionados, ou residuais”
NBR 6215, outubro de 1985
Ferro, a Liga Ferrosa.
Conceitos Básicos.
Ferro: não tem aplicação industrial importante. Substância Pura
Liga Ferrosa: intensa e ampla aplicação industrial. Material base da “revolução” industrial no século XIX”. Solução sólida(composto de vários elementos químicos, tendo o Ferro como principal elemento)
1- Conceito de tratamento térmico.
Tratamento Térmico é um ciclo de aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o objetivo de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. O tratamento térmico às vezes acontece inadvertidamente, como “efeito colateral” de um processo de fabricação que cause aquecimento ou resfriamento no metal, como nos casos de soldagem e de forjamento.
2- Objetivo do tratamento térmico
O tratamento térmico é normalmente associado com o aumento da resistência do material , mas também pode ser usado para melhorar a usinabilidade, a conformabilidade e restaurar a ductilidade depois de uma operação a frio. Logo, o tratamento térmico é uma operação que pode auxiliar outros processos de manufatura e/ou melhorar o desempenho de produtos, aumentando sua resistência ou alterando outras características desejáveis.
Os aços são especialmente adequados para o