Trabalho sobre Bombas
Definição
“Bombas são máquinas operatrizes hidráulicas que fornecem energia ao líquido com a finalidade de transportá-lo de um ponto a outro. Normalmente recebem energia mecânica e a transformam em energia de pressão e cinética ou em ambas”
Uma bomba tem como função elevar um volume de um fluido a uma altura em certo tempo, possuindo um rendimento característico devido o consumo de energia utilizado por ela para desenvolver seu trabalho e para movimento próprio. São essas grandezas:
•Vazão – Q
•Altura manométrica ou carga – H é a carga total de elevação em que a bomba trabalha.
•Rendimento – η, é a relação entre a potência fornecida pela bomba e a cedida pelo eixo girante do motor
•Potencia – P
Tipos de Bombas
As bombas industriais possuem vários tipos, entre eles podemos citar:
Bombas de Deslocamento Positivo
O volume de líquido remetido está diretamente relacionado com o deslocamento do elemento pistão e, portanto, aumenta diretamente com a velocidade e não é sensivelmente afetado pela pressão. São usadas para bombeamento contra altas pressões e quando requerem vazões de saída quase constantes. As bombas de deslocamento positivo se dividem em dois tipos:
Alternativas – A taxa de fornecimento do líquido é uma função do volume varrido pelo pistão no cilindro e do número de golpes do pistão.
Rotativa – O rotor da bomba provoca uma pressão reduzida do lado da entrada, o que possibilita a admissão do líquido à bomba, pelo efeito da pressão externa. À medida que o elemento gira o líquido fica retido entre os componentes do rotor e a carcaça da bomba, depois de uma determinada rotação, o líquido é ejetado pelo lado da descarga da bomba.
Bombas Centrífugas -
São aquelas em que a energia fornecida ao líquido é primordialmente do tipo cinética, sendo posteriormente convertida em grande parte em energia de pressão. Nas bombas centrífugas a movimentação do líquido é produzida por forças desenvolvidas na massa líquida de um rotor.