Trabalho sobre bombas
Com o passar do tempo e com a constante utilização da bomba, naturalmente peças e componentes do sistema vão, gradativamente, se desgastando, distanciando as condições de operação desta bomba de uma nova. Por conseguinte, deve-se então, periodicamente, realizar manutenções a fim de recuperar tais condições.
Podem-se classificar os diferentes tipos de manutenção em três categorias: Manutenção preventiva, manutenção preditiva e manutenção corretiva.
Manutenção Preventiva
É a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo.
Tem como base o histórico de quebras em funcionamento ou o histórico de revisões periódicas realizadas, utilizando-se então de estatísticas para determinar a vida média útil de componentes, obedecendo a um padrão previamente esquematizado, estabelecendo paradas periodicamente (períodos geralmente descritos nos manuais técnicos das máquinas em que os fabricantes recomendam cada manutenção) com o objetivo de efetuar a troca de peças gastas por novas, garantindo assim o bom funcionamento do equipamento por um tempo pré-determinado.
Manutenção Preditiva
É a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de condição ou desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. Consiste em prever a quebra, por meio de aparelhos de vigilância constante os quais prevêem a necessidade do reparo e tem sido considerada como uma técnica eficaz de gerenciamento de manutenção.
O acompanhamento periódico dos equipamentos é baseado na análise de dados coletados através de monitoramento ou inspeções em campo e com base nos dados que informam sobre desgaste ou processo de degradação, indica as condições reais de funcionamento dos equipamentos e máquinas e faz uma previsão do tempo de vida útil dos componentes dos equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.
Algumas técnicas de