artigo
A trajetória da pesquisa:
Este relatório que apresentamos estar relacionado a pesquisa sobre currículo, que cumpre a exigência da disciplina de Projeto Político Pedagógico, do curso de graduação de pedagogia, da Universidade Federal de Pernambuco. Os estudos realizado tivemos contato com discursões referente o currículo, o currículo oculto, o respeito a identidade individual de cada individuo no contexto escolar, na perspectiva da pluralidade, o que nos levou a considerar e compreender a importância dos saberes docente para com a construção da prática pedagógica, como norteiam, materializam e organizam as práticas educativas e o currículo. Fato que desencadeou uma pesquisa no campo empírico acerca dos saberes docentes atreladas ao plano do currículo e sua prática em sala de aula.
A leitura realizada, aprofundamos nas questões multiculturais do currículo escolar. A leitura nos inquietou, na medida em que nos questionavam a respeito dos saberes que orientam a organização de um currículo multicultural, que formato e dinâmica os conteúdos escolares assumiriam nesse contexto de intenções emancipatórias e inclusivas. Nesse sentido, as leituras geraram questões de pesquisa: Como a escola trabalha dentro de uma perspectiva de currículo multicultural? Quais os saberes que norteiam as práticas?
Compreender o currículo multicultural, no contexto do cotidiano escolar, observando o currículo escolar, os saberes docentes e as praticas pedagógica que norteiam esse currículo se faz necessário para formação pedagógica. Dessa forma, elenquemos como objetivos da pesquisa analisar quais saberes norteiam a prática docente em uma perspectiva curricular multicultural e compreender como esses saberes sobre os currículos multiculturais contribuem para a organização da docência no Ensino Fundamental. Para o alcance dos objetivos enunciados, pretendemos realizar uma análise do currículo escolar quanto aos princípios que o fundamentam na