Universidade Ibirapuera 3
Francisco Caetano de Sousa Neto
RELATORIO DE LEITURA - Lição de Arquitetura por Hermam Hertzberger
23/04/2015
1.RELATORIO DA ATIVIDADE
1.1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Hertzberger.Hermam, Lição de Arquitetura. 2 ed .- São Paulo: Martin Fontes Editora,1999.
1.2 RESUMO DA OBRA
Para expressar seus conceitos, o próprio Hertzberger, em seu livro, trabalha bastante com a questão visual, mostrando seus pensamentos por meio de ilustrações, apresentando imagens de projetos de renomados arquitetos tais como Bramante, Le Corbusier, Palladio, Chareau, dentre outros que também emprestaram seus conhecimentos, contribuindo para a construção dos conceitos do autor.
O texto de Hertzberger, inicialmente trata do conceito de potencialização do espaço através dos anos. Em um primeiro momento, o autor descreve os canais de Amsterdam, que tinham como função inicial de sua criação o transporte de mercadorias e sistema de defesa da cidade. O que, com o passar dos anos foi se alterando dependendo da necessidade local.
A questão espacial é mostrada praticamente em todas as ocasiões e em todos os temas propostos no livro, com sentido de fronteiras ou mesmo de interação, apropriação, demarcação e zoneamento; além de abordar assuntos como o público e privado, expressos entre o coletivo e individual, ainda são mencionadas a equivalência, funcionalidade, virtualidade, autoritarismo e hierarquização do espaço e o sistema de grelhas.
O autor ainda diz que a natureza está diretamente ligada a construção das cidades e essas devem respeitar o seu espaço, para que não sofram com danos maiores. Dentro do texto, cita exemplos tais como os da cidade do Mexico, Mexcaltitan e Estagel na França. Que se adaptam as épocas de cheia dos rios e também aproveitam o espaço reservado para a passagem das águas durante os períodos de seca.
Em vários capítulos ele aborda o gerenciamento do espaço e seus contornos, o autor ainda se refere a espaços que sofreram