Universidade Ibirapuera 5
Francisco Caetano de Sousa Neto
RELATORIO DE ESTÉTICA E HISTORIA DA ARTE
08/06/2015
1.RELATORIO DA ATIVIDADE
1.1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FRAMPTON, Kenneth. Perspectivas para um Regionalismo Crítico (1983).
In NESBITT, Kate(Org.).
Perspectivas para um regionalismo crítico é um ensaio que foi publicado em
Pespecta: The Architectural Jounal, em 1983, por Kenneth Frampton. Inclusive é um dos temas abordados na agenda apresentada por Frampton no ensaio “
The I sms of contemporany Architecture”.
1.2 BIOGRAFIA Em meio ao fenômeno da universalização, a indústria e massificação cultural, a crítica pós-moderna na arquitetura incide diretamente em uma "resistência à homogeneização do ambiente construído". O termo "Regionalismo Crítico", difundido por Kenneth Frampton, foi primeiramente utilizado pelo arquiteto Alexander Tzonis e pela historiadora Liane Lefaivre em oposição a um regionalismo consolidado como estilo e "como resposta aos novos problemas criados pela globalização contemporânea".
1.3 RESUMO DA OBRA
De acordo com Frampton, o Regionalismo Crítico deveria adotar a arquitetura moderna criticamente, por suas qualidades progressivas universais, mas ao mesmo tempo deveria avaliar melhor sua inserção no contexto,além disso, sua inspiração principal encontra-se na atenção a aspectos como o espectro e a qualidade da luz local, ou na tectônica derivada de uma modalidade peculiar de estrutura, ou natopografia de determinada localidade.
O Regionalismo Crítico propõe uma arquitetura autêntica baseada em dois elementos: a consciência do lugar e a tectônica.
1.4. CONSIDERAÇÕES FINAIS / CONCLUSÃO
Regionalismo Crítico se refere a uma linha de pensamento, derivada da arquitetura moderna, que vai em direção a uma arquitetura essencialmente pura, utilizando os elementos culturais, políticos e econômicos regionais, tornando-se assim, em parte, independente da cultura mundial.
1.5 CONSIDERAÇÕES DO AUTOR
O autor, a partir da