Trabalho oficial de Filosofia
Bárbara Ribeiro Carlos Augusto Zenatto Gonçalves Estevan Cardoso
Izadora Didoné Jocilene Meês da Silva
Milena Biazus
Rita de Cássia Mari
Blase Pascal
Introdução
Nascido em Clermont – Ferrand (1623 -1662), na França, um crítico de seus contemporâneos e da confiança excessiva na razão, viveu na época do racionalismo. Trata –se de Blaise Pascal. Apesar de ter inventado a calculadora, não aceitava o reducionismo matemático nas questões humanas, assim uma de suas frases lapidar: “O coração tem razões que a razão desconhece”, refletia sobre a condição trágica do ser humano. Ele defendia a idéia de que o ser humano busca compreender a realidade, mas que era impotente para provar a existência de Deus. Pascal realizou muitos estudos e experiências principalmente em matemática e física. Abordaremos mais especificamente quem foi, seus pensamentos sobre religião e o que pensava sobre Deus, ao decorrer do trabalho.
Biografia de Pascal
Blaise Pascal nasceu a 19 de Junho de 1623, em Clermont-Ferrand na França, filho de Étienne Pascal e Antoniette Bejon. Com apenas três anos, Blaise perdeu a mãe e o seu pai encarregou-se directamente da sua educação. Étienne, seu pai, desenvolveu um método singular na educação do filho, com exercícios de diversos tipos para despertar o a razão e ao juízo correto. Usou os jogos para ensinar várias disciplinas como a Geografia, história e filosofia. AS aulas de matemática só fizeram parte dos estudos quando este apresentou indícios de estar mais maduro.
Dessa forma, mantinha longe do menino os grossos livros de matemática, mas desde cedo Pascal teve uma curiosidade sobre aqueles "estranhos" assuntos. De conversas que ouvia ou de obras que passavam pela censura do pai, logo descobriu as maravilhas da ciência dos números. Mesmo sem professor