Antônio Cicero.
Disciplina: Filosofia.
Introdução:
Este trabalho tem como finalidade aprendermos sobre a vida, conhecimento e ideias do filosofo brasileiro Antônio Cicero.
Desenvolvimento:
Antônio Cicero Correia Lima, nascido no Rio de Janeiro, em 1945 é um compositor, poeta, crítico literário, filósofo e escritor brasileiro. Filho dos piauienses Amélia Correia Lima e Ewaldo Correia Lima. Seu pai foi um dos intelectuais fundadores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros; Antônio cursou filosofia na PUC do Rio de Janeiro e, depois, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Em 1969, devido a problemas políticos, vai para Londres, onde conclui o curso de filosofia na Universidade de Londres. Em 1976, Cicero vai fazer pós-graduação na Georgetown University, nos Estados Unidos, onde estuda grego e latim. Escrevia poesia desde jovem, mas seus poemas só apareceram para o grande público quando sua irmã, a cantora e compositora Marina Lima, passou a coloca-los em musica. Participou como ator, contracenando com Caetano Veloso no filme Tabu, de Júlio Bressane. Entre os anos de 1991 e 92 junto com o professor de filosofia Alex Varella, coordenou os cursos de Estética e Teoria das Artes do Galpão do Museu de Artes Moderna do Rio de Janeiro.
Em 1994 junto com o poeta Wally Salomão, lançou o livro o relativismo enquanto visão do mundo e no ano de 1995 publicou seu único livro de filosofia o mundo desde o fim.
Em 1996 lançou o volume de poesias Guardarem, no ano seguinte venceu o Prêmio Nestlé de Literatura na categoria Estreante. No ano de 2002 publicou o livro de poemas as cidades e os livros.
Em 2007 e 2009 participou de palestras importantes. Em 2010 ministrou o curso "Poesia e Letra de Música". Publicou em parceria com o artista plástico Luciano Figueiredo o livro Sombras: pintura, cinema e poesia. Em 2012 lançou o livro Poesia e Filosofia. Neste