UMIDADE E VOL TEIS II
Pesagem pode ser definida como sendo a operação que tem por finalidade determinar a massa de um corpo, utilizando como instrumento uma balança.
Essa operação é muito comum no comércio, indústrias e laboratórios químicos. Nesta unidade você aprenderá, além do princípio de pesagem, a manipular diferentes tipos de balanças, cuidados necessários para instalar e manipular balanças analíticas e dados que você pode obter da operação da pesagem.
Conceitos importantes
Massa é a quantidade de inércia de um corpo, ou seja, a dificuldade que se tem em alterar o estado de inércia deste corpo, esteja ele em repouso ou em movimento. A massa é mais comumente expressa em gramas (g), quilograma (kg), miligrama (mg).
Peso de um corpo é a força de atração exercida no corpo pelo campo gravitacional e pode ser calculado pela equação:
P=m.g
Na qual P=peso (N), m=massa do corpo (kg) e g=aceleração da gravidade, a qual depende do planeta no qual o corpo em questão se encontra, no caso da Terra (g=9,8m/s²)
Densidade de um corpo é a relação entre sua massa e o volume ocupado por ele; é expressa em g/mL. Pode ser calculada pela seguinte equação: d=m/V Na qual d=densidade (g/mL); V= volume ocupado pelo corpo (mL); m=massa do corpo
(mg).
A partir da operação de pesagem você pode determinar a densidade de um líquido ou qualquer outro material num laboratório.
Outro dado útil que pode ser obtido também dessa operação é a contagem de um grande número de peças iguais. Por exemplo, imagine que você tivesse uma quantidade enorme de parafusos iguais e precisasse saber o número de peças. Com o auxílio da balança essa operação pode ser realizada em poucos minutos, aplicandose a seguinte equação:
N = MT/m1
Na qual N=número de peças, mt=massa do total de peças e m1= massa de uma