UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANH O 3
Trainspotting – Sem limites
Baseado no livro de Irvine Welsh, Trainspotting é um filme dirigido por Danny Boyle, e conta a historia de cinco jovens escoceses viciados em drogas: Renton, Tommy, Spud, Sick Boy e Begbie.
Na primeira cena, já podemos sentir o ritmo alucinante do filme, com a fuga dos personagens. O discurso narrado por Renton (Ewan McGregor) durante esta fuga antecipa e explica a lógica destes personagens e sua fuga para o mundo das drogas. A narrativa é suja, direta e às vezes confusa. Um reflexo muito expressivo do próprio universo dos personagens.
Renton discursa: “ Escolha uma vida. Escolha um emprego. Escolha uma carreira. Escolha uma família. Escolha uma merda de uma televisão grande, escolha máquinas de lavar, carros, CD players e abridores de lata elétricos. Escolha boa saúde, colesterol baixo, e plano dentário. Escolha prestações fixas para pagar. Escolha uma casa para morar. Escolha seus amigos. Escolha roupas de lazer e uma bagagem que combine. Escolha um terno feito do melhor tecido. Escolha se masturbar e pensar quem diabos você é em uma manhã de domingo. Escolha sentar no sofá assistindo programas que nada te acrescentam, game shows, estufar-se comendo um monte de porcarias. Escolha apodrecer no fim de tudo, numa casa miserável, envergonhando os pirralhos egoístas que você gerou para te substituírem. Escolha seu futuro. Escolha sua vida. Mas por que eu iria querer me preocupar em fazer coisas como essas? Eu escolhi não escolher uma vida: eu escolhi outra coisa. E a razão? Não há razões. Quem precisa de motivos quando se tem heroína?”
É com esse discurso inicial no filme que podemos perceber,