UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
Bicarbonato de sódio;
Balão;
Funil;
Garrafa de gargalo estreito ou erlenmeyer.
Deitar vinagre para dentro de uma garrafa de gargalo estreito até encher cerca de um quarto da mesma.
Com o funil, deitar no balão um pouco de bicarbonato de sódio. Enfiar o gargalo do balão no gargalo da garrafa. Levantar o balão de modo a que o bicarbonato de sódio caia para dentro da garrafa. O vinagre começa a fazer bolhas e o balão começa a encher devagarinho.
O ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato de sódio libertando dióxido de carbono. À medida que se forma mais gás, a pressão dentro da garrafa aumenta e o balão enche.
A reação química que explica este processo, escreve-se assim: H+ (aq) + HCO3- (aq) ? CO2 (g) + H2O (l)
Um cabo de guerra eletrostático
O cabo de guerra eletrostático consiste na brincadeira de puxar uma lata de refrigerante fazendo uso apenas de cargas elétricas.
É sabido que hoje é quase impossível vivermos sem a eletricidade. São diversos equipamentos que têm como princípio básico de funcionamento a eletricidade. Podemos dizer que a eletricidade é uma designação genérica ligada a todos os fenômenos resultantes da existência da propriedade chamada carga elétrica.
A fim de auxiliar o professor na abordagem inicial do conceito de eletricidade, propomos este experimento que pode ser trabalhado no momento da explanação do conceito e propriedade das cargas elétricas. Pode também servir como pretexto para o assunto de eletrização. Esta é uma atividade que pode ser realizada por todos os alunos da sala de aula como sendo uma atividade de competição. Também é considerada de baixo custo.
A atividade experimental, como o nome sugere, consiste em uma competição de cabo de guerra, só que ao invés de usarmos cordas usaremos a carga elétrica. Para a realização do experimento precisaremos dos seguintes materiais:
- uma bexiga
- uma latinha de refrigerante vazia
-