Resumo Sobre Avaliação educaciona
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
PROF°: EDNA MARIA ROLIM DA SILVA
ALUNA: MARIA MIRNA RODRIGUES COSTA
ASSUNTO: LAUDA
CEDRO – CE
2012
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: UMA REFLEXÃO
De acordo com o texto, a avaliação está sempre presente nas atividades humanas, uma vez que, se está constantemente estabelecendo comparações entre coisas e valores diferentes (ou semelhantes), obrigando as pessoas a fazerem escolhas, nem sempre fáceis. Dentro do ambiente educacional não é diferente, a avaliação ocupa lugar de destaque, sendo que além dos alunos, os professores as instituições também são avaliados.
No entanto, ainda se tem observado que apesar da modernidade e dos avanços tecnológicos ainda não se tem um conceito correto sobre avaliação educacional como um instrumento favorável a construção de resultados satisfatórios. Ela tornou-se um meio para classificar os educandos e decidir se ele vai ou não passar de ano. Deixando, muitas vezes, de cumprir com seu papel, que é auxiliar o crescimento do aluno, e não decidir sobre ele. Com um olhar mais apurado sobre o cotidiano escolar constata-se que os professores ainda ficam profundamente envolvidos com intermináveis cálculos e mais cálculos para chegar a uma nota no final do bimestre ou do ano letivo que, na verdade, não reflete a real aprendizagem do aluno. Ainda a avaliação dentro da sala de aula é instrumento de controle, no que se refere à manutenção da disciplina e da atenção do aluno às explicações do professor. De acordo com Moretto (1996, p. 1) a avaliação “tem sido um processo angustiante para muitos professores que utilizam esse instrumento como recurso de repressão e alunos que identificam a avaliação como o "momento de acertos de contas", "a hora da verdade", "a hora da tortura".
Nesse sentido, ainda encontramos, de maneira predominante, instrumentos avaliativos que pedem ao aluno que simplesmente reescreva o que ele apenas memorizou em tantas aulas e leituras. Ou ainda,