Introducao a filosofia
A Geografia é uma ciência que tem sido vítima da teorização dos seus conhecimentos, estando apenas confinado a sala de aulas. Esta ciência não é exclusiva à sala de aulas, podendo aproveitar toda a potencialidade que a natureza pode oferecer. Sendo uma ciência que se auxilia de várias outras para a construção do seu conhecimento, ela pode explorar todo o potencial que a paisagem em redor da escola, bairro e cidade pode oferecer. A realização de uma excursão torna-se de extrema importância uma vez que é através desta que pode-se fazer a ligação entre a teoria e a prática de forma eficiente e eficaz. Devido a importância desta para o ensino de geografia, propor-se a realização da presente pesquisa que tem como objectivo mostrar a importância da excursão geográfica no ensino de geografia.
Palavras-chave: excursão, geografia, natureza.
Introdução
A aula de campo é uma ferramenta de essencial importância para o professor de Geografia. Esta serve de auxílio ao professor para demonstrar de forma prática tudo o que foi ou vai ser ministrado na sala de aula. A aula de campo, representa uma possibilidade de contacto directo entre os alunos, o professor e a realidade a estudar, o que permite a eliminação de dúvidas que dificilmente seriam sanadas na sala de aulas de forma teórica.
A presente pesquisa visa mostrar a importância da excursão geográfica no ensino de geografia. Com este trabalho, espera-se que a aula de campo, ou simplesmente a excursão geográfica passe a ser uma actividade frequente nos estabelecimentos de ensino.
A transformação do ensino e aprendizagem da disciplina de Geografia (de teórico ao prático) deve começar a pôr-se em prática pelos professores desta disciplina nos diversos níveis de ensino. As aulas de campo permite ao aluno conhecer o espaço, os seus limites e os elementos contidos nesse mesmo espaço que constituem a paisagem, contribuído para uma boa formação dos alunos.
Para a realização da pesquisa foi usado