Teoria da Contabilidade
RELATÓRIO
1. A Origem da Contabilidade:
O surgimento da contabilidade, segundo muitos estudiosos, foi quando o homem começou a deixar a vida nômade para poder fixar-se em uma moradia, tornando-se “sedentário”. Quando o homem se preocupou em garantir seu sustento, organizar-se socialmente, fabricar ferramentas que o auxiliassem na caça e pesca, e começou a se prevenir contra o frio e a fome estocando alimentos e peles de animais. Daí então surgiu a necessidade de mensuração desses bens.
De acordo com alguns estudos a contabilidade é tão antiga quanto a história do ser humano.
2. Primeiros sinais que evidenciaram sua existência:
Na civilização pré-histórica, o homem usou a criatividade para criar formas rudimentares de contabilizar, mesmo antes de saber calcular e escrever.
A contabilidade era utilizada como instrumento de controle do crescimento patrimonial, isso era feito por meio de desenhos de objetos e animais nas grutas e rochas, esse método distinguia a natureza e a qualidade do que se havia conquistado, já a quantidade era marcada através de rabiscos.
Segundo Sá (1998), o conjunto (qualidade e quantidade) formou a “conta primitiva”.
Ainda na pré-história os homens utilizavam também vários formatos de pedras que colocadas em recipientes caracterizavam o nascimento de animais ou as transferências para pagamento de dívidas e fichas de barro, que simbolizavam mercadorias utilizadas em transações comerciais.
Alguns povos (sumérios, babilônicos e assírios), faziam seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, como as tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 cm. Pode-se dizer que a contabilidade nasceu com a civilização e jamais deixará de existir em decorrência dela.
3. A evolução da Contabilidade:
O século XIII foi o período que marcou o fim da era da contabilidade antiga e o início da era da contabilidade moderna.
A contabilidade, antes da retomada da retomada do crescimento econômico e do surgimento das