Relatoriofis4 1

1775 palavras 8 páginas
Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
2015

Laboratório de Física Experimental IV Ondas Mecânicas e Ondas Sonoras

Letícia Grilo Siqueira Martins ­ 28560
Paula Carvalho Mendonça ­ 28965
Talita Fernanda Vieira ­ 27319

Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
2015
1 INTRODUÇÃO Ondas mecânicas são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar­se no vácuo.
Alguns exemplos são os que acontecem em molas e cordas, sons e em superfícies de líquidos. ● Transversais: são as que são causadas por vibrações perpendiculares à propagação da onda, como, por exemplo, em uma corda:
● Longitudinais: são ondas causadas por vibrações com mesma direção da propagação, como as ondas sonoras.
As principais propriedades relacionadas a uma onda são: a velocidade de propagação de uma onda depende do material em que ela se propaga e a tensão que está submetida; o meio através do qual a onda é transmitida não se desloca no espaço, as partículas que compõem este meio oscilam em torno de suas respectivas posições; a energia fornecida para a ocorrência de um movimento ondulatório é transmitida sem haver o transporte de matéria. Tubo Aberto e Tubo Fechado
Os tubos são classificados como abertos e fechados, sendo os tubos abertos aqueles que têm as duas extremidades abertas (sendo uma delas próxima à embocadura) e os tubos fechados que são os que têm uma extremidade aberta (próxima à embocadura) e outra fechada.
Em uma extremidade aberta o som reflete­se em fase, formando um ventre
(interferência construtiva) e em uma extremidade fechada ocorre reflexão com inversão de fase, formando­se um nó de deslocamento

Relacionados