RESENHA CRÍTICA - Dinâmica MIB
Por Verônica R. de Ávila
PINHO, Alexandre Ferreira de ; LEAL, Fabiano; ALMEIDA, Dagoberto Alves de . Utilização de Bloquinhos de Montagem LEGO para o Ensino dos Conceitos do Sistema Toyota de Produção. In: XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2005, Porto Alegre, 2005.
1 CREDENCIAIS DOS AUTORES
Alexandre Ferreira de Pinho é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); Especialista em Análise Projeto e Gerenciamento de Sistemas pela PUC-MINAS; Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é professor da Universidade Federal de Itajubá. Atua nas áreas de Sistemas de Informação, Sistemas de Apoio à Decisão e Pesquisa Operacional.
Fabiano Leal é Doutor em Engenharia Mecânica, na área de Produção, pela Universidade Estadual Paulista (2008). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2003) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá.
Dagoberto Alves de Almeida é Doutor pelo School Of Industrial And Manufacturing Science, University of Cranfield, UK em 1992. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e coordenador do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão da Produção.
2 INTRODUÇÃO A dinâmica caracterizada por ser vivencial vem sendo utilizada na Universidade Federal de Itajubá desde Junho de 2003, associada ao tema “Sistema Toyota de Produção”, portanto, o artigo inicia apresentando pequenos resumos sobre conteúdos como “As Perdas no Sistema Toyota de Produção”, “Just-in-time (JIT)”, “Tempo de Setup” “Metodologia 5S” e “Nivelamento de Produção (Heijunka)” com o intuito de logo em seguida introduzir o método de ensino e descrever as rodadas presentes na Dinâmica MIB (Montagem Interativa