cianobacterias
2°) R= Pode ser definida como um aumento da quantidade de nutrientes e ou matérias orgânicas num ecossistemas aquático, resultando numa maior produtividade primária e, geralmente, na diminuição do volume total do ecossistema. Pode afetar inúmeros lagos, albufeiras, rios e mesmo zonas marinhas costeiras de todo o mundo, deteriorando a qualidade da água o que limita a sua utilização. Pode ocorrer uma grande acumulação de toxinas (produzidas pelas cianobactérias) e de parasitas o que pode produzir fortes impactos ao nível da saúde pública.
3º) R= Foram os primeiros produtores primários do planeta, enchendo a atmosfera de O2. Essas bactérias verdadeiramente fotossintetizantes (anteriormente conhecidas como algas azuis ou cianofíceas) possuem características semelhantes dos procariontes, possuem características fotossintetizante semelhante ao das algas, vegetais eucariontes. Além de propiciar o acumulo O2 na atmosfera primitiva, foi responsável pelo aparecimento da camada de ozônio (O3) que impede a penetração de boa parte de radiação solar ultravioleta.
4º) R= Sugere que a terra esteve completamente coberta de gelo durante o período criogeniano entre 790 a 630 milhões de anos. Devido à este acontecimento dizimou a população das espécies, as populações teriam resultado de um pequeno número de indivíduos. O tamanho e complexidade dos organismos aumentou consideravelmente depois do fim das glaciações da terra bola de neve.
5º) R= São estruturas laminadas construídas principalmente por cianobactérias.
6º) São toxinas produzidas por algumas espécies de cianobactérias em água doce ou salgada.
Hepatotoxinas => Produzidas pelas cianobactérias (microcistina e nodularina), quando ingeridas causa mal estar, vômitos, cefaleia e gastrenterite. Encontradas em peixes e animais importantes para a indústria agropecuária, animais de estimação e seres humanos.
Neurotoxinas => 1ª toxina de cianobactéria a ser quimicamente e