valuation
Orientador: Alexandre Assaf Neto
Dezembro 2012
História Sobre a Cielo: A marca Cielo foi lançada no ano de 2009 em substituição à VisaNet, empresa de meios de pagamentos eletrônicos controlada pelo Bradesco, Banco do Brasil e Santander, existente no mercado desde 1995. Assim, a Cielo foi criada em função do término previsto do contrato de exclusividade entre a Visanet e a bandeira Visa.
Desta maneira, o novo empreendimento passou a administrar as relações com toda a rede de estabelecimentos comerciais afiliados ao sistema Visa no Brasil, unificando e desenvolvendo novas soluções de captura e realizando a liquidação financeira. Com isso, a Cielo iniciou suas operações com uma rede afiliada de mais de 100 mil estabelecimentos, herdados dos bancos.
Além de realizar a gestão da rede de aceitação Visa, a Cielo desenvolve e disponibiliza soluções para monitoramento, captura e processamento para a Visa Vale, bandeiras particulares e bancos emissores. Ainda, a partir do segundo semestre de 2010, a empresa passará a operar com outras bandeiras de cartões de crédito, período em que termina o acordo de exclusividade da companhia com a Visa.
Atualmente, Com mais de 1,6 milhão de estabelecimentos afiliados e presente em 99% dos municípios brasileiros, a Cielo é a maior rede de pagamentos eletrônicos da América Latina e uma das cinco maiores do mundo. A empresa, em termos de volume de transações, detém uma participação de 49% no mercado. Com isso, a Cielo, divide com a Redecard, que credencia a bandeira MasterCard, mais de 90% do mercado de credenciamento de lojistas para cartões de pagamento. Responsável pelo credenciamento de estabelecimentos comerciais, e pela captura, transmissão, processamento e liquidação financeira das transações realizadas com cartões de crédito e débito, a Cielo captura as transações das cinco maiores bandeiras de cartões do mundo: Visa, MasterCard®, American Express® e Diners Club