UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI
CAMPOS HEROIS DO JENIMAPAPO
LICENCIATURA PLENA EM HISTORIA
DISCIPLINA: HISTORIA DO BRASIL COLONIAL
PROF: REINALDO
DISCENTE: LUCAS TALYSON DA SILVA LEMOS
RUSSEL-WOOD, A, JR. ‘’Centros e Periferias no mundo huso Brasileiro, 1500-1808. In: Revista Brasileira de Historia, vol- 18, n São Paulo, 1998.
Jonh Rupsel- wood era historiador, nascido galês desenvolveu estudos sobre a América Latina Colonial, com ênfase no mundo português formado na Universidade de Oxford (1961) mais foi na Universidade de Coimbra que consolidou sua reputação de historiador do universo português. Uma de seus livros mais destacado foi Slavery and Freedom in Colonial Brasileiro: (1982, 1993 e 2002).
Centros e Periferias no mundo huso – Brasileiro trata da relação Portugal e Brasil- metrópole e colônia. Em todas as ocasiões o centro tem domínio sobre a periferia, assim era a relação de Portugal com o Brasil de controle, este que ’’era visto por metropolitanos, tanto seculares quanto religiosos, como uma mínima sem fim de recursos financeiros ou de reservas que pudessem ser extraídas em prol das necessidades da metrópole. (RUSSEL-WOOD ,p.4)’’. Algo questionado pelo autor é a ocultação por parte dos brasileiros dessas opressões sofridas pela metrópole, os colonos não podiam assumir cargos administrativos todos eram ocupados por europeus, além dos colégios jesuíticos não tinham acesso a outro ensino, ate suas vestimentas eram limitadas (adereços de ouro, prata) e o uso de armas. A primeira parte enfoca essa relação: Portugal como centro e Brasil como periferia.
A segunda parte trata da relação mais dentro do Brasil a partir da colonização, administração e comercio, essas relações permitiam com que determinada vila ou cidade ganhassem o status de centro ou de periferia. As relações de interesses, crescimento, faziam ‘’ aquilo inicialmente havia se constituído em periferia se transformara em núcleo. ‘’(RUSSEL-WOOD,1998,P.181) .