Pr Modernismo
História
No inicio do século XX, varias invenções tornaram mais pratica a vida da população, tais como: o telefone, a lâmpada elétrica, o automóvel e o telégrafo que começaram a influenciar a vida das pessoas.
Além dessas, a arte mostrou um inovado meio de comunicação, diversão e entretenimento: o cinema.
É em meio a tanto progresso que a 1ª Guerra Mundial eclode. Em meio a tantos acontecimentos, havia muito que se dizer, e por isso, a literatura é vasta nos primeiros anos do século XX. Logo, os estilos literários vão desde os poetas parnasianos e simbolistas (que ainda produziam) até os que se concentravam na política e nas peculiaridades de sua região.
Chamamos de Pré-Modernismo a essa fase de transição literária entre as escolas anteriores e a ruptura dos novos escritores com as mesmas.
Enquanto a Europa preparava-se para a guerra, o Brasil vivia a chamada política do “café-com-leite”, onde os grandes latifundiários do café dominavam a economia.
Ao passo que esta classe dominante e consumista seguia a moda europeia, as agitações sociais aconteciam, principalmente no Nordeste.
Aos poucos, a República “café-com-leite” ficava em crise e em 1920 começam os burburinhos da Semana de Arte Moderna, que marcaria o início do Modernismo no Brasil.
Características do pré-modernismo
As duas principais caracteristicas desse movimento são:
Conservadorismo – que cultivavam os valores naturalistas;
Renovação – falavam sobre a realidade brasileira e as tensões vividas pela sociedade do período5os dilemas vivios pela sociedade na época.
Além das características citadas acima, o pré-modernismo outras características muito importantes e fáceis de serem identificadas no movimento.
Ruptura com o passado
Os autores adotaram inovações que feriam o academicismo.
Regionalismo
A realidade rural brasileira é exposta sem os traços idealizadores do Romantismo. A miséria do homem do campo é apresentada de forma chocante.
Literatura-denúncia
Os livros são