UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA
ISABELA BITTENCOURT BERLIM
AVALIAÇÃO DO EFEITO DE GASES POLUENTES NA CORROSÃO METÁLICA: UM ESPERIMENTO PARA O ENSINO DA CORROSÃO.
Itajaí
2015
ISABELA BITTENCOURT BERLIM
AVALIAÇÃO DO EFEITO DE GASES POLUENTES NA CORROSÃO METÁLICA: UM ESPERIMENTO PARA O ENSINO DA CORROSÃO.
Fichamento realizado como requisito parcial para obtenção da m2 da disciplina de química do curso de Engenharia Civil da Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar.
Professor(a): Profª Marcia Gilmara Marian Vieira, Dra.
Itajaí 2015
Engenharia Civil Corrosão
BIDETTI, Bárbara Bidoia; BALTHAZAR, Priscila Aoki; ACCIARI, Heloisa Andréa and CODARO, Eduardo Norberto. Avaliação do efeito de gases poluentes na corrosão metálica: um experimento para o ensino da corrosão. Quím. Nova [online]. 2011, vol.34, n.8, pp. 1472-1475.
RESUMO
O Dióxido de enxofre (SO2), de origem principalmente industrial (utilizado para produzir ácido sulfúrico), é gerado em processos de combustão, pode ser usado como desinfetante, conservante de alimentos, antisséptico, descolorante (ou branqueador) e antibacteriano. Pode provocar efeitos agudos e crónicos na saúde humana.
Permanece no ar em forma de gotículas (mais comum em ambientes fechados) ou retorna para a terra após processos de oxidação e reação, na forma de chuva ácida, sua presença na chuva ácida é perigosa para vegetais e animais, além de corroer alguns materiais e afetar monumentos, construções, estátuas. Este relatório descreve os efeitos corrosivos dos gases poluentes (como principal o SO2) e suas características acidas,
Apresenta um experimento em que expõe zinco, aço galvanizado, níquel e cobre a dióxido de enxofre, para assim demonstras que em tempos prolongados de exposição ou concentrações elevadas deste