UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA
CONSTRUÇÃO NAVAL
Navegação e comunicação em embarcações
Itajaí, 10 de novembro 2014
Sumário
Introdução 3
Navegação e comunicação em embarcações 4
O que é GMDSS? 4
Quais as vantagens do sistema GMDSS? 4
Qual o equipamento necessário? 5
Digite o título do capítulo (nível 3) 6
Introdução
Neste trabalho iremos dar uma brevê prévia sobre sistema de comunicação e navegação; para que serve e como funciona em mar aberto, quais equipamentos são necessários para que o sistema funcione em perfeito estado e como funciona cada equipamento. Em 1979, a Organização Marítima Internacional (IMO), reconhecendo a necessidade de implementar o sistema de comunicação marítima, decidiu dar início a implantação de um novo sistema de socorro e segurança conhecido como SISTEMA GLOBAL DE SOCORRO E SEGURANÇA MARÍTIMA – GMDSS.
Navegação e comunicação em embarcações
O que é GMDSS?
O GMDSS é um sistema internacional que utiliza tecnologia de sistemas terrestre e de satélite, bem como os sistemas de radiocomunicação a bordo do navio, de forma a assegurar alerta rápido e automático nos casos de socorro marítimo, e de melhoria nas telecomunicações para a comunidade marítima.
O GMDSS aplica as técnicas de automação de sistemas às faixas tradicionais do Serviço Móvel Marítimo em VHF, MF e HF, que antigamente necessitavam de escuta contínua. O GMDSS incorporou também os sistemas Inmarsat e os satélites de EPIRB para aumentar a confiabilidade e efetividade dos sistemas de socorro e segurança em âmbito global. O GMDSS também auxilia a disseminação das informações de segurança marítima, incluindo os alertas meteorológicos e de navegação e as previsões do tempo.
O conceito básico desse sistema é que as autoridades de busca e salvamento em terra, bem como as demais embarcações nas imediações ao navio em perigo são mobilizadas rapidamente quando da ocorrência de um incidente de modo a que possam auxiliar numa operação coordenada de