Universidade Do Oeste Paulista
TÍTULO
Medidas de volumes aproximadas e precisas.
OBJETIVO
Conhecer equipamentos e técnicas de medidas de volume em laboratório.
MATERIAIS
Pipeta volumétrica de 25mL
Béquer de 100mL
Solução de Permanganato de potássio
Bureta de 50mL
Erlenmeyer de 125mL
Proveta graduada de 50mL
Pêra
INTRODUÇÃO
Quando se fala em vidraria de laboratório refere-se a uma grande variedade de equipamentos de laboratório que tradicionalmente são feitos de vidro. As vantagens de se usar materiais de vidro e não de plástico estão na transparência, resistência ao calor e pelo fato de o vidro ser um material praticamente inerte. Muitas das peças de vidraria são produzidas em vidro borossilicato, por agregar à peça, a resistência ao choque térmico e melhorar sua resistência mecânica e aos produtos químicos.
É muito importante que se trabalhe sempre com vidrarias limpas secas e calibradas, com as palavras do Prof. J. Humberto Dias da Silva pode-se dizer que Exatidão de uma medida é a distância estimada entre a medida e um valor “verdadeiro”, “nominal”, “tomado como referência”, ou “aceito”. Geralmente é expressa como um desvio percentual de um valor conhecido. Alguns exemplos de vidraria são: o béquer que é uma espécie de “copo” que pode ser de vidro, plástico ou metal. É utilizado para dissolução ou preparação de soluções, não deve ser empregado para medidas de volumes por não conter exatidão volumétrica e também o erlenmeyer que é um frasco que pode ser de vidro ou de plástico, leva o nome do alemão Emil Erlenmeyer. Sua utilização é ampla, podendo ser usado para misturas e soluções, mas a sua utilização mais comum é para a titulação, processo que determina a quantidade de certa substância em uma solução.
MÉTODOS
Parte I: Medidas de volumes
1. Mediram-se 50mL de água num béquer de 100mL, logo após transferiu-se o volume para um erlenmeyer de 125mL. O volume ficou levemente abaixo da marca de 50mL do erlenmeyer. Transferiu-se o volume do