UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
Faculdade de Ciências da Saúde
Curso de Bacharelado em Educação Física
BIOQUÍMICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo 3 - Enzimas
1 º BIMESTRE
Letícia Bertoldi de Lima
R.A. 292.14.1911.4
Presidente Prudente
Março de 2015 A visão geral todas as reações no organismo são medidas por enzimas, as quais são proteínas catalisadoras que aumentam a velocidade das reações, sem sofrerem alterações no processo global. Dentre as muitas reações biológicas energeticamente possíveis, forma seletiva, as enzimas canalizam reagentes. As enzimas na nomenclatura, cada uma das enzimas recebe dois nomes, o primeiro é o nome curto e recomendado: conveniente para uso corriqueiro, o segundo é o nome mais completo e sistemático; utilizado quando a enzima precisa ser identificada sem ambiguidade. O nome recomendado das enzimas mais frequentes utilizados tem o sufixo” -ase” adicionado ao nome do substrato da reação (por exemplo: glicosidase, uréase, sacarase).
O nome sistemático é a União Internacional de Bioquímica e Biologia Molecular (IUBMB, de International Union of Biochemistry and Molecular Biology) desenvolveu um sistema de nomenclatura n qual as enzimas são divididas em seis classes principais, cada uma com numerosos subgrupos. Também temos ás propriedades das enzimas, alguns tipos de RNA podem atuar como enzimas, geralmente catalisando a qual a síntese de ligações fosfo-diester, os RNA com atividade catalítica são chamados de ribozimas. Os sítios ativos são moléculas enzimáticas contêm uma região específica, em forma de fenda ou bolso, chamada de sítio ativo, os sítio ativo liga o substrato, formando um complexo enzima-substrato.
As especificidade, uma vez que as enzimas são altamente seletivas para seus substratos, o conjunto de enzimas produzidas por uma determinada célula define quais as vias metabólicas que vão ocorrer neste célula. Algumas enzimas precisam de outras moléculas além da proteínas para sua atividade enzima tica. O