UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS-BIOLOGIA 2013
DISCIPLINA: CELULAS E DESENVOVLIMENTO EMBRIONARIO
DOCENTE NATALIA NASCIMENTO
CAMPUS XIII
UILIAN GOMES DE ARAUJO
SÍNTESE
DESENVOLVIMENTO EMBRINARIO: FECUNDAÇÃO À QUARTA SEMANA PRINCIPAIS EVENTOS
TUCURUÍ– PA
2015
A fecundação da inicio ao desenvolvimento embrionário humano. Este evento se dá no período fértil da mulher que é o período do ciclo menstrual, o mesmo dura 28 dias. Neste período os folículos estão se desenvolvendo para o amadurecimento do ovócito primário imaturo que mais tarde será fecundado pelo espermatozoide.
Quando o espermatozoide e o ovócito secundário se unir, é concretizada a fecundação, para que isso ocorra o espermatozoide precisa primeiro chega ao tuba uterina onde o ovócito está esperando para ser fertilizado. Após ser ejaculado no canal da vagina o espermatozoide precisa passa pelo um processo de capacitação para que possa penetra ovócito, o que dura em torno de 48 horas que é o tempo que o ovócito primário chegue à trompa uterina para ocorre à união dos gametas.
Logo quando o espermatozoide chega ao t distal da trompa uterina onde se encontra o ovócito II o mesmo precisa passa pela corona radiata, e depois a zona pelúcida. Espermatozoide entra em contato com o ovócito ira ter a reação acrossomica, neste momento o acrossomo da cabeça do espermatozoide libera uma enzima, a hialuronidase que ira romper a corona radiata que constituída por células foliculares. A zona pelúcida é a barrei-a seguinte a ser passada os acrossomo libera novamente enzimas que abrem caminho na zona pelúcida esterases, acrosina e neuraminidase. Quando a esse contato com a zona pelúcida o espermatozoide estimula o termino da segunda divisão da meiose e ao mesmo tempo libera conteúdo dos grânulos corticais formando a membrana de fecundação que ira impedir que outros espermatozoide penetra o ovócito, reação zonal que mudará as propriedade