Universidade de Brasília
Departamento de Administração
Disciplina: Análise Organizacional, Sistemas e Métodos - 202380
Professor: Ricardo Miorin Gomes
Estudo de caso: O ambiente organizacional da Petrobras
Nome: Edilson Santos. S. Júnior - 110010779
Questão 1: De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da Petrobras? Por que podemos dizer que, até 1995, as concorrentes não eram um stakeholders da organização? Acredita que isso afetou o crescimento da empresa?
Resposta: Podemos considerar como stakeholders internos o Estado brasileiro, os acionistas, o ministro de Minas e Energia, os empregados da companhia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDS. São alguns exemplos de stakeholders externos: o Sindipetro, os clientes, fornecedores e as bolsas de valores. Até o ano de 1995, a Petrobras detinha o monopólio de pesquisa, exploração e refino do petróleo no país. Essa ausência de concorrentes permitiu que a empresa tivesse um importante crescimento de suas atividades e ganhos, afetando, assim, positivamente.
Questão 2: Qual o papel do Governo Federal na empresa? Como a influência governamental afeta a política de preços da empresa? Na sua opinião, a indicação de Foster sinaliza a intenção do Governo de se afastar da estratégia da companhia?.
Resposta: O Governo Federal é o maior acionista da Petrobras, em 2012 detinha cerca de 50,85% do capital com direito a voto, logo, indica o presidente e principais diretores, tendo influencia direta na determinação dos preços praticados pela companhia. A indicação de Graças Foster, funcionaria de carreira da Petrobras, foi recebida, na época, com indicação de que o Governo Federal iria priorizar uma gestão menos política.
Questão 3: Por que a estabilidade geopolítica é importante para empresas como a Petrobras? Como a instabilidade política na Bolívia afetou os negócios da Petrobras nesse país?
Resposta: A estabilidade geopolítica é importante para que os planos de longo